sexta-feira, outubro 22, 2010

SONINHA FRANCINE E JOSÉ SERRA




Posso explicar, sim. Talvez não em poucas palavras, mas em muitas informações sobre o que vi, vivi e aprendi nos últimos anos. Pra não deixar sem nenhuma resposta agora, posso resumir assim:




- Descobri que o meio em que eu vivia – de petistas – inventava muitas barbaridades sobre o Serra. Por que o Serra? Não sei, talvez porque ele tenha sido o candidato do governo à sucessão do Fernando Henrique, portanto rival direto do Lula na disputa presidencial…



Porque os petistas já pintavam os tucanos como o fel da terra (e eu, mesmo quando era do PT, achava isso um pouco absurdo), e o Serra como o próprio Satanás. Só que os fatos, mesmo vistos de longe, já desmentiam algumas coisas que diziam sobre ele: como ele podia ser “queridinho” da grande mídia quando comprava briga contra a publicidade de cigarro, por exemplo – que era uma baita fonte de receita para os meios de comunicação? E como ele era parte da elite imperialista internacional, quando foi à OMC e lutou contra os lobbys e cartéis da indústria farmacêutica, conseguindo as quebras de patente em nome da saúde pública dos países mais pobres?



Mesmo com esses fatos, eu acreditava nas versões do PT… Afinal, o PT era o meu partido, eu tendia a concordar com tudo… Pensava: “Ok, eles fez uma ou duas coisas importantes, corajosas, mas nem por isso é uma pessoa decente”. O PT dizia que ele era covarde, porque tinha “fugido” da ditadura… Que era um manipulador ardiloso, porque “armou” um flagrante pra Roseana Sarney (se bem que eu já pensava naquela época: o marido da Roseana Sarney tem um milhão e meio de reais de origem desconhecida e a culpa é do Serra?).



Enfim, eu o detestava. Até ser vereadora e ele, prefeito. E descobrir que o demônio que pintavam não era nada daquilo. Mal humorado, impaciente, carrancudo, ríspido demais às vezes? Sim. Mau caráter? Não.



Em 2005, começo do meu mandato, o Serra me recebeu (a meu pedido), ouviu atentamente tudo o que eu disse e reconheceu que estava equivocado em algumas medidas que havia tomado como prefeito. Na manhã seguinte, desfez o que tinha feito. Depois, me procurou inúmeras vezes para perguntar de assuntos que acreditava que eu conhecesse melhor do que ele – políticas de juventude, meio ambiente, cultura. Cansei de vê-lo pedindo idéias, sugestões, opiniões. O contrário do que diziam dele…



Enquanto isso, o PT – que era o meu partido – continuava inventando, mentindo. Uma barbaridade. Analisava um projeto de lei enviado á Câmara pelo prefeito, concluía que o projeto era muito bom e… No plenário da Câmara, fazia DE TUDO para barrar o projeto. Saía do plenário para não dar quórum, subia na tribuna e passava meia hora falando horrores de um projeto que TINHA CONSIDERADO BOM – apenas para prejudicar “os tucanos” na eleição seguinte. Mesmo assim, mesmo no meio da guerra mais suja – petistas espalhavam mentiras para assustar a população, uma coisa realmente horrorosa – se chegasse um Projeto de Lei de um vereador do PT e ele considerasse o projeto bom para a cidade, ele sancionava (isto é, aprovava).



E se chegasse um Projeto de Lei de um vereador do PSDB e ele considerasse o projeto ruim para a cidade, ele vetava. Aliás, nós ficamos amigos, e ele… vetou vários projetos meus. Ou seja, um comportamento REPUBLICANO, de respeito à Casa Legislativa e ao interesse coletivo. Mas o PT continuava espalhando que ele era autoritário, mentiroso, privatista, neoliberal… E que era repressor, “inimigo dos pobres”, “amigo das elites”, tudo de pior no mundo.



Mas o Serra ia fazendo coisas muito legais na cidade – criou a Coordenadoria da Diversidade Sexual, a Secretaria da Pessoa com Deficiência… O Centro de Juventude da Cachoeirinha, que é do cacete… Pegou um esqueleto que estava lá abandonado desde o Janio Quadros e fez um troço muito legal. Terminou o primeiro trecho do maldito Fura-Fila do Pitta, que também estava abandonado. Voltou atrás na história dos CEUS – porque essa foi uma das coisas que eu consegui convencê-lo de que ele estava errado – e mandou fazer vários outros, mantendo o nome “CEU” (bandeira da Marta…). Idem com os Telecentros – que os petistas diziam que ele ia “destruir”, transformar em Acessa São Paulo, que era bem diferente…



Criou a Virada Cultural. Fez os benditos hospitais de Cidade Tiradentes e do M’Boi Mirim – que o PT anunciava que a Marta tinha feito, quando na verdade ela não tinha começado nem a cavar o alicerce… Sem falar que a Marta, que passou os 2 primeiros anos de seu governo sanando as contas da prefeitura detonadas pelo Pitta, passou os dois últimos anos destroçando as contas da prefeitura – e deixou dívidas absurdas, contratos temerários de 20 anos assinados “no apagar das luzes”… O Serra deu muita força para a Secretaria do Meio Ambiente, que sempre era das mais pobrezinhas. E chamou para trabalhar com ele pessoas que tinham trabalhado com a Marta, sem a menor hesitação, sem rancor e ressentimento, porque considerava que elas eram competentes.



Enfim, eu VI, eu testemunhei, condutas absurdas do meu partido – e condutas admiráveis do Serra, que o meu partido pintava como o enviado do capeta.



Resultado: (lembre-se, este é um resumo, a história completa é uma enciclopédia) saí do PT, que foi se distanciando barbaramente dos ideais que pregava, adotando o “vale tudo” (pra governar, pra ser oposição), e fui para um partido de oposição. Que hoje apóia o Serra para presidente, assim como eu.



E eu nem falei do governo do estado… De mais uma seqüência enorme de mentiras e terrorismos, como de costume (“ele vai privatizar o metrô!”; “ele publicou decretos para acabar com a autonomia universitária!”), e, da parte dele, realizações admiráveis, mais ainda para quem ficou 3 anos e pouco no governo (e 1 ano e meio na prefeitura). Uma lista de pontos em que a atuação dele me agrada muito: trens metropolitanos, metrô, meio ambiente, cultura, pessoa com deficiência… E outros mais.



Se você odeia o Serra como eu odiava, eu sei que não vai mudar de idéia assim tão fácil. Não tenho essa pretensão. Mas gostaria que você acreditasse em mim: é com muita convicção que eu voto nele, baseada nos meus 6 anos de vida mergulhada integralmente na política.



Abração



Soninha




TUMBA DE RAMSES







Semana passada o ator JOSE DE ABREU  resolveu abrir sua câmera pelo twitter e fazer campanha pra candidata do governo petista. Até aí tudo bem,é um direito dele,e de todos nós.
Mas ao ser questionado e contrariado,acabou perdendo a linha e passou a ofender quem defendesse o candidato da oposição. Chegou até a dizer-se surpreso por existirem ` jovens tão reacionários, atrasados, e deve até fumar um baseadinho, fica aqui me criticando. Hipocrisia é fogo."

É típico da qudrilha: quando não tem argumento,passa a desqualificar o adversário.
Picareta!!
TUMBA com ele!!!


Mais aqui .




PAZ & BEM !!!

9 comentários:

Alexander Zimmer disse...

Boa matéria. Mas... Continuo votando NULO.
Ainda falta muita coisa pra me fazer acreditar em alguém. E tbm não entro nessa de "votar no menos ruim"; ruim por ruim, ou se tem ética ou não; não existe meio termo.
Acho bacana da tua parte, Do, colocar informações variadas. Procuro fazer o mesmo; trazer clareza, para que as pessoas pensem bem antes de votar.
Abs.

Silvana disse...

Na minha terra isto se chama INTELIGÊNCIA.
A gente sempre pode ter opiniões nem sempre corretas sobre as pessoas. Mas só convivendo mesmo pra ter certeza se a pessoa é como pensamos.
Parabens pra Soninha e taca o pau mesmo neste cara,meu anjo.
Foi infeliz ao extremo.
Bjo

luluonthesky disse...

Belo post DO. Gostei desse texto da Soninha. Meu voto será do Serra.
Big Beijos

Tathiana disse...

Nunca pensei q diria ou faria isso, mas vou votar no Serra.
Bjs.

Anล Kลtเล disse...

Entre Dilma e Serra, fico com o Serra! Dilma/Lula nunca!!! Poderia votar em branco, pq não gosto do Serra... mas, diante do fato da bolinha, pedra ou sei lá o q jogaram nele e o imbecil do nosso governante mór ainda ficar fazendo chacota... Cadê o respeito? Ele é um candidato, um ser humano... Queria ver se fosse com a mãe do Chucky, digo, Dilma...
Abertamente declaro agora q meu voto será do Serra.
Bjoooo, Do!

Daniel Savio disse...

Sabe o que é engraçado, que todos deveriam ser voltado para o povo, mesmo que não seja a filosofia Y, ou X, eles ainda deveriam fazer o melhor governo para nós...

Fique com Deus, menino Do.
Um abraço.

FER disse...

Dozinho lindo,hoje é sexta-feira e me lembrei das suas enquetes.
Traga elas de volta,kikikiki
Muito verdadeira a Soninha. Gosto dela.

Beijinhos estalados.

Túlio_Di_Bão disse...

Assisti o José de Abreu ao vivo na Twitcam, muito bêbado, parecia q desceu o espírito do Lula nele, papelão!!!
Gosto dele como ator, mas como petista qquer um vira um débil mental!!!

Magui disse...

Ver o Brasil de São Paulo é diferente de ver do ES.Se o estado mais rico da nação está como está ele não é tão competente.E, pedir opinião a esta moça, mostra o nivel.Pergunta pro Chalita, homem bem mais competente e inteligente.

Related Posts with Thumbnails