domingo, dezembro 20, 2009

PAPIRO AMIGO





O destaque vai para a MAGUI :


SUFOCANDO OS NORMAIS


A julgar pelos especialistas , oráculos modernos, a maioria da civilização ocidental está doente. O que era falta de caráter, de vergonha na cara, de ética hoje é doença.

Os viciados de outrora, aqueles que as famílias escondiam, não eram lembrados para as cerimônias e festas hoje são exibidos na mídia, são centro das atrações nas festas e reuniões. Contam suas experiências nas drogas, nas bebedeiras, nas jogatinas , nas compulções diversas. Ganham dinheiro, fazem carreira como palestrantes. Nem pense em contrariá-los !

Não suporto essa gente. Eu não posso controlar meus sentimentos. Talvez seja por que eu tenha lido A Relíquia de Eça de Queiroz quando eu tinha quinze anos. Ou me lembre claramente de um rapaz bêbado, nosso vizinho, que totalmente embriagado fazia xixi da janela da sala, me escandalizando nos meus seis anos bem como toda a vizinhança. Eu me lembro que ele subia a rua em um terno marrom, segurando nos muros.Talvez seja porque eu via, aos meus dez anos um sargento do Corpo de Bombeiros, subir a rua Flórida, totalmente bêbado. Chegava em casa, quebrando tudo, apavorando os filhos pequenos.

No meu tempo de adolescente um homem que vivia correndo atrás de sexo era tarado, ordinaríssimo, ninguém respeitava. Assim era considerado um vizinho cujas filhas cresceram conosco e, antes de sairmos juntas para algum cinema, era preciso saber onde o velho iria para não o encontrar com alguma mulher. Uma vez elas foram passar as férias em Guarapari e deram de cara com o pai, no calçadão, com outra.

Hoje, se uma pessoa for tratada como irresponsável, o errado será quem o assim considerar. O forte, o trabalhador, a pessoa disciplinada que tem uma meta, um foco na vida é considerada durona, intratável, mal educada, implicante, discriminadora.

Já estou cansada dos viciados aparecerem na mídia como coitadinhos, lacrimejantes, dizendo-se doentes em tratamento.Todos são lenientes com esta gente. Um exemplo foi quando Nelson Gonçalves foi preso, nos anos 60, por uso de cocaína. Ele trancou-se em um quarto e só saiu depois que sentiu-se bem e nunca mais admitiu que tocassem no assunto com ele. Tinha vergonha na cara. Outros exemplos semelhantes podem ser citados. O que não aguento mais são os olhos de anjo , eternos galãs do nada, a exigirem tratamento merecido por gente de caráter, de força de vontade. A contar todos os que se dizem doentes, em um leque imenso de vícios, não sobra quase ninguém para dizer basta!


PAZ & BEM !!!

8 comentários:

Tony disse...

É a inversão de valores, que começou um pouquinho depois da geração do meu pai, criou raizes na geração um pouco anterior à dos meus irmãos e na minha está consolidada de uma maneira no minimo triste.

Dai as exceções positivas é que pagam caro... abraços!

Elena disse...

Olá, DO..:)
Eu tinha lido esse texto lá no Magui, entendo perfeitamente o ponto de vista dela..:)
Vim lhe desejar um ótimo Natal.
Tchauzinho

Daniel Savio disse...

Alguns merecem pena pela vida os transformou, mas nem todos merecem esta pena...

Fique com Deus, menino Do.
Um abraço.

Anônimo disse...

•.¸¸.•*?*•.¸¸.•*?*•.¸¸.•*?
Querido amigo Do, vim te sesejar
Feliz Natal !
E que os dias do Ano Novo
sejam uma sequência
de boas realizações
e repletos de paz e felicidades!
•.¸¸.•*?*•.¸¸.•*?*•.¸¸.•*?
http://gotinhasdeluz.zip.net

Anderson disse...

É verdade, meu caro. Os valores se inverteram em nossa sociedade.
Infelizmente.
Feliz Natal.

O Árabe disse...

A Magui tem razão, DO... com certeza! Meu abraço, amigo; Feliz Natal e um 2010 de muitas vitórias!

Alex disse...

Do, querido; passo para deixar meu abraço sincero de boas festas e muita luz nos próximos dias, tanto pra ti como pra todos os teus que tu amas.

=)

Alexander Zimmer disse...

Pos é, Do... Eu concordo com ela... Estamos num momento de inversão de valores sem precdentes!

Related Posts with Thumbnails