quarta-feira, agosto 22, 2012

PSICOLOGIA - 1959 x 2010







Cena 1 – Ano 1959: Joãozinho não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas. É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e volta tranquilo à classe.

Cena 1 – Ano 2010: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com trastornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra lhe receita Rivotril. Se transforma num Zumbí. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.


Cena 2 - Ano 1959: Luis quebra o farol de um carro no seu bairro. Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no trazeiro… A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra, cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.

Cena 2 – Ano 2010: Prendem o pai de Luis por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve absterse de ver seu filho. Sem o guia de uma figura paterna, Luis se volta para a droga, delinque e fica preso num presídio especial para adolescentes.


Cena 3 – Ano 1959: José cai enquanto corria no patio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria, o encontra chorando e o abraça para confortá-lo… Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.

Cena 3 – Ano 2010: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando os dois juizos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida…


Cena 4 – Ano 1959: Fazíamos bagunça na classe… O professor nos dizia poucas e boas e/ou encaminhava para a direção. Chegando em casa, nosso velho ainda nos castigava sem piedade.

Cena 4 – Ano 2010: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreendernos e fica com a culpa por faze-lo. Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e para consolar o filhinho compra-lhe uma moto.


Cena 5 – Ano 1959: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada porque não existia essa aberração.

Cena 5 – Ano 2010: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite, nas mulheres aparece celulite.


Cena 6 - Ano 1959: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha numa boa!

Cena 6 – Ano 2010: Depois de voltar de Cancún, numa viajem ‘all inclusive’, terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, pánico, attack e seborréia…


Pergunta-se …


QUANDO FOI QUE NOS TRANSFORMAMOS NESTE BANDO DE BOSTAS…?


PAZ & BEM !!!




3 comentários:

Lulu on the sky disse...

Do, o mundo não é mais o mesmo. A gente acredita que com o passar do tempo as situações cotidianas possam melhorar no entanto, só vejo a situação piorar.
Big Beijos

Unknown disse...

Bom, o Joãozinho de 1959 é o pai do Joãozinho de 2010. Pelo jeito, a psicologia daquele tempo é que criou um pai bosta. :-)

Silvana disse...

Concordo com a Lula,meu anjo.O tempo passa e a impressão que fica é que as coisas só pioram.Bjo

Related Posts with Thumbnails