quarta-feira, junho 15, 2011

15 DE JUNHO - DIA DE SÃO VITO



Conhecido no Brasil também como São Guido.

Viveu no século III e morreu em 303.

Santo considerado padroeiro do epilépticos e um dos santos mais populares da Idade Média. De acordo com a lenda, ele era filho de um senador na Sicília. Um dedicado cristão ele foi levado com a idade de 12 anos para o governador da Sicília que tentou sem sucesso para que ele abandonasse a sua fé. São Vito fugiu então para Lucária com Santa Crescencia e São Modestus. Eventualmente capturados em Roma eles foram torturados e supostamente libertados por um anjo. Eles teriam retornado a sua terra natal onde morreram em paz.

Outra versão diz que eles forma martirizados no reinado do Imperador Dioclécio (que reinou de 284 a 305). As duas versões são dúbias, mas o que se sabe com certeza é que existiram definitivamente três mártires com o nome deles em Lucária e que o culto a São Vito é muito antigo, sendo conhecido na Alemanha no inicio da Idade Média. Subseqüentemente seu culto foi ganhando adeptos devido aos vários milagre atribuídos a São Vito.

Ele é um dos "Quatorze Santos Ajudantes" ou Quatorze Santos Auxiliares e é invocado como padroeiro dos epilépticos e diz a tradição que ele conseguiu curar uma doença terrível de origem genética, que no passado se chamava doença de São Guido, "Dança de São Guido" , muito comum até os meados do século XX, que hoje não se vê mais.

Alguns estudiosos acham que o terrível “Mal de Parkison” é na verdade uma forma moderna da "Doença de São Guido".


SÃO VITO !!!
SÃO VITO !!!
SÃO VITO !!!




PAZ & BEM !!!

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Ele é padroeiro de algumas cidades no sul da Itália e talvez por isso, o bairro do Brás comemora o Santo com festas: Festa de São Vito e Festa de Rua de São Vito Mártir.
Salve São Vito!!

Anônimo disse...

Acho q já comentei com vc q o bairro vizinho ao meu se chama São Vito e a igreja é linda!!!
Um dia quem sabe vc não vem pra cá, vamos na missa e depois jogamos um bingo!!! uhauhauhauha
Abração DO!!!

Related Posts with Thumbnails